terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A Amizade

Caminhando pela cidade em meio á agitação do dia a dia, em que cada um tenta chegar ao final, com todas as tarefas cumpridas, dois jovens passaram por mim. Iam falando em voz alta. Ou seja, um deles, atirou uma frase para o seu companheiro de caminhada; – Ele não sabe, ser amigo!

Aquela frase, não saiu como um queixume. Mas antes como uma pedra lançada, com toda a raiva ou revolta, creio, que por algo que aconteceu. Aquilo fez-me pensar. Fazendo-me viajar, a muitos anos atrás. Viajei através do relato Bíblico, focando-me em algumas narrativas, que  falam de amizade e inimizade. Aflorou ao meu pensamento, como a amizade também é passível de ser usada para proveito próprio. Em prol de posições, status, fama, e dinheiro. Também aqui a Bíblia não esconde nada. Preferi, mudar de canal mental, e ir numa outra direção. Tal como, fazemos com a programação, quando ela nos desagrada. Enveredei na direção das boas coisas. Há amigos, mais chegados do que um irmão. Como isto é belo, e demonstrativo, de quantas coisas boas o homem é capaz, apesar do coração, ser ele enganoso, e enganador. Que hino ressoa, quando Deus chama a Abraão, de Seu amigo. E Jesus diz, que aos amigos, nada é escondido. O amigo, tem um nível de acesso, que muitas vezes um irmão não tem. Um amigo, empresta seus ouvidos, ás mais duras e inconfessáveis confissões. A um amigo, quantas e quantas vezes conduzimos,á rua chamada segredo, cujo prédio se chama, “coisa inconfessável (aos homens), no piso designado sub-cave, do prédio de nossas vidas. E falamos, sentados cada um em seu banco poeirento, recordando o passado. Sem vergonhas nem medos. Deixando sair as palavras em catadupa, sem receio do destino que a elas, o vento da inconfidência possa dar. E, se o vento, da não contenção, da língua for forte? Sorrio e penso, balbuciando.

Perdoa-se, e quem sabe, dias após,estaremos novamente soprando segredos, na vela do amigo, que levou longe aquilo, que era tão nosso. Amizade, é algo de fantástico, e que precisa ser preservado. Neste ano de 2012, guardemos nossas amizades. Refinemo-las, como quem refina o ouro. Por causa da amizade com Jônatas, David fez uma pergunta, que levou á viragem da história de vida de Mefibosete. O que precisamos é entender o que é a amizade. Pois alguns estão deitando fora, uma ó que ela precisa ser lapidada. Essa pedra é um diamante.Não uma pedra qualquer. E já agora, nem todos são nossos amigos. Jesus deixou isso bem claro, em seus relacionamentos. Ele atendia as multidões. Das multidões chamou setenta. Dos setenta filtrou doze. Dos doze, separou três. E a Bíblia diz: – João o discípulo que Jesus amava. Falo aqui de níveis de acesso. Tenha serenidade, e não seja precipitado, a encontrar seus verdadeiros amigos. Conhecidos, há muitos. O amigo, dá-se a conhecer, o conhecido por norma, procura o quão útil lhe possas ser. Seria óptimo, se todos nós procurássemos, a Amizade de Jesus. Ela é única. Não há como ela. Ele, Jesus, morreu porque antes de você e eu sabermos, … já Deus era nosso Amigo.

 

Autor: Apóstolo José, ThD, MSE, DD

Presidenta do Ministérios Viva O Reino