terça-feira, 26 de abril de 2011

Cutting jovens e automutilação

Cutting jovens e automutilação
Já ouviu falar em Cutting? É uma pratica antiga, transformada em nova moda. O Cutting nada mais é do que automutilação. Pessoas que infligem nelas próprias, golpes nas mais diversas partes do corpo. De forma discreta, ou em lugares bem visíveis. Os cortes feitos em lugares visíveis, são feitos, dessa forma, para chamar a atenção. Os cortes feitos em zonas do corpo, mais discretas, são a representatividade do sofrimento em solidão. Uma das coisas que me chocam, é que isto está acontecendo no meio dos jovens. Esta prática, é resultado de grande sofrimento emocional. O Cutting é uma prática, com o intuito de provocar uma dor física maior, do que aquela que sentem emocionalmente. Há quem o faça por pura religiosidade. Como lá nas Filipinas, na época da Páscoa. Imitando toda a cena indiscritivel da morte de Jesus. As agonias físicas provocadas pelo azorrague, pela coroação com a coroa de espinhos, assim como o pregar dos pregos nas mãos de Jesus. Só que Jesus foi, e será sempre o último Cordeiro.
O que se está passando com a juventude? Poderão alguns “catedráticos” perguntar, como que fazendo apenas uma pergunta retórica. Mas não essa pergunta não pode ser retórica. Não é retórica. Tem razão de ser. Mas é uma pergunta meio cínica. O que se está passando com os jovens, é que poucos se estão preocupando com eles. Tratam-nos como meros números dentro de uma estatística. Tratam os jovens como um bando de atrasados mentais, de uma vezes, e de outras como se fossem a solução absoluta, de tudo e para tudo. Trazendo um desequilíbrio de valores, que não deveriam ser perdidos, sob o perigo, do barco naufragar de vez. Universidades cheias de juventude. Elas são como uma promessa de futuro risonho, mas não coloquem sobre os jovens o ónus da responsabilidade, e de uma liberdade retorcida, numa sociedade em decadência, por via dos interesses pessoais. Muitos modelos já foram apresentados aos jovens. Fascismo, monarquia, socialismo, anarquia, direita, esquerda, centro, radicalismo, e outros. Mas o problema, é que todos esses paradigmas falharam, ruíram, muitos deles se automutilaram.
Os modelos “infalíveis faliram. Desestruturaram a sociedade, quando implodiram a família, e seus princípios. Quando governos retiram filhos aos pais, quando o mais produtivo seria, reeducar alguns pais, de forma que possam educar os seus jovens filhos, enquanto é tempo.
Já pensaram, que eu tenha conhecimento, apenas existem os cursos pré-matrimoniais, que apenas prestam uma pequenina ajuda, na informação do que é um casamento. Mas não existe, pelo menos com uma boa expressão, nenhum curso que ensine a ser pai ou mãe. Existem livros de puericultura e de sexualidade. Agora algo que ensine, o que é ser pais, não me recordo, tão pouco de ouvir falar. Se por ventura alguém conhecer, faça o favor de informar-me via comentários, ok? Eu ficarei grato.
Quando retiraram das escolas a sua disciplina. Quando do aparelho laboral, retiraram o respeito pelas entidades patronais e vice versa. Pensaram que estas mudanças, seriam o inicio de uma nova e resplandecente caminhada da humanidade, rumo a coisas novas e boas. Já todos constataram que as premissas estão erradas, por isso as coordenadas, nos estão indicando lugares, que aos quais não será bom chegar. Automutilação ou Cutting, assim como outras coisas consideradas bizarras, são os frutos, do que governos, legisladores, educadores, têm andado a experimentar num laboratório chamado desnorte. O homem está hoje, muito mais preocupado, em TER, PARECER, do que aquilo que é infinitamente mais. E isso é o SER. O dinheiro, o status, o nome. E nessa louca correria, são deixados para trás, os valores, a família, os filhos. Veja bem, que os países onde o fenómeno da automutilação acontece, são precisamente naqueles, que são chamados de mais desenvolvidos. Voltemos á essência do modelo divino. Deus é que sabe como é. Ele é o “Fabricante” do homem. Ele elaborou o Manual Para a Vida, chamado, Biblia. Alguns dizem que a Biblia está ultrapassada. Mas na verdade, o que algumas vezes se apresenta ultrapassado, são os métodos de aplicação, da essência da verdade que a Bíblia contem.
Jesus disse; - Vinde a mim, todos os que estais cansados e eu vos aliviarei. Mt 11:28

autor:Apostolo Jose